top of page
  • Foto do escritorArlene Farias

Mamoplastia de Aumento (implantes mamários)

Atualizado: 22 de fev. de 2023

Perguntas frequentes referente a esta cirurgia:


1. A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES? Felizmente, esta cirurgia permite-nos deixar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes inevitavelmente passarão:


a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo;

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Nesse período, há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de cor para um tom mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando. Esse período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais;

c) PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Nesse período, a cicatriz começa a ficar mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após esse período.


2. ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES? Alguns cirurgiões as situam no polo inferior da mama e no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. Desde os primeiros dias pós-operatórios, a paciente poderá utilizar um “decote bastante generoso”, pois as cicatrizes ficam bastante disfarçadas. Com o decorrer do tempo (vide item anterior), as cicatrizes tornam-se menos visíveis.


3. OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS. Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao queloide. Essa tendência, entretanto, poderá ser avaliada, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando são feitas uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a essa complicação cicatricial; pessoas de pele morena têm maior predisposição ao queloide ou à cicatriz hipertrófica. Isso, entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já dissemos, facilitará o prognóstico cicatricial, assim como a análise de eventuais cicatrizes prévias.


4. EXISTE CORREÇÃO PARA AS CICATRIZES HIPERTRÓFICAS E QUELOIDES? Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.


5. COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E À CONSISTÊNCIA? As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Nesse caso, pode-se escolher o novo volume, pois existem de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica essa que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:


a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Nesse período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estarão aquém do resultado planejado. Lembre-se desta observação: NENHUMA MAMA SERÁ “PERFEITA” NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO;

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o terceiro mês. Nesse período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. É característico desse período um maior ou menor grau de “inchaço” das mamas. Além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição (ver item 1). Apesar da euforia da maioria das pacientes já nesse período, costumamos dizer que o resultado ficará ainda melhor, pois essa será a característica do período tardio;

c) PERÍODO TARDIO: Vai do terceiro até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É nesse período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso.


6. EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO? Apesar de o resultado imediato ser muito bom, é somente na fase mencionada como “período tardio” (vide item anterior) que as mamas atingirão sua forma definitiva.


7. QUAL TIPO DE MAIÔ DE BANHO PODEREI USAR APÓS A CIRURGIA? No período imediato, mediato ou tardio, poderá ser usado qualquer tipo de maiô, de uma ou duas peças, desde que a peça superior não fique muito justa. É claro que, após o amadurecimento das cicatrizes, os maiôs poderão ser mais “generosos”, de acordo com seu critério.


8. NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO? O seu ginecologista a informará sobre a conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que esse especialista controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há interferência da nova gravidez no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente “fora do tecido mamário”.


9. O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRURGIA É DOLOROSO? Geralmente NÃO. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros dias. Eventualmente, poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação.


10. HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO? Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isso se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência ou não da utilização das próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.


11. QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA? A mais utilizada é a local com sedação. Pode ser usada também a peridural ou a geral.


12. QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO? Em média, de 90 minutos até 120 minutos, se necessário for. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência da paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá informá-la quanto ao tempo total.


13. QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO? De 3 a 12 horas.


14. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? Sim, curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. Serão trocados pela equipe cirúrgica nas primeiras semanas de pós-operatório.


15. QUANDO SERÃO RETIRADOS OS PONTOS? Geralmente os pontos são retirados em torno de duas semanas após a operação.


16. QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO? Dependendo do caso, no dia seguinte à cirurgia, sem molhar os curativos. Tudo dependerá da evolução da sua cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico.


17. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA? Você não deve se esquecer de que, até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases (vide itens 1 e 5). Se lhe ocorrer uma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto”, não faça disso motivo de sofrimento. Tenha paciência, pois seu organismo se encarregará espontaneamente de dissipar todos os transtornos imediatos que, inevitavelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa que não se furtará à observação.


18. SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER MESMO? É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu médico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.


19. QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS? Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados em uma semana, evitando-se o “alto impacto”. Para exercícios que envolvam o tórax, deve-se aguardar, geralmente, de 45 a 60 dias.


20. RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA DE AUMENTO DAS MAMAS.


RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS: 1. Comunicar-se conosco até a véspera da operação em caso de gripe, indisposição ou febre; 2. Internar-se no hospital ou clínica indicada, obedecendo ao horário estabelecido; 3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia; 4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer que eventualmente esteja utilizando, por um período de dez dias antes do ato cirúrgico. Isso inclui também certos diuréticos; 5. Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período de aproximadamente quatro dias.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS: 1. Evitar esforços nos oito primeiros dias; 2. Não movimentar os braços em excesso. Obedeça às instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens; 3. Evitar molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo; 4. Não se expor ao sol ou ao frio até segunda ordem; 5. Obedecer à prescrição médica; 6. Alimentação normal (salvo em casos específicos, que receberão a devida orientação), a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas); 7. Voltar ao consultório para curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados; 8. Mesmo sentindo-se muito bem, não faça movimentos ou atividades que possam colocar sua cirurgia em risco; 9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião plástico, e somente com ele, as suas eventuais dúvidas.

Observação importante: Por determinação expressa em Resolução do Conselho Federal de Medicina e ainda pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, fica PROIBIDA a apresentação de casos com fotografias de pacientes em pré e pós-operatório, independentemente de se poder identificar a pessoa ou não, mesmo que haja a autorização expressa das mesmas. Justificamos, portanto, a não apresentação de tais imagens, e acreditamos que a maior compreensão dos possíveis resultados somente poderá ser atingida durante a consulta médica.

698 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page